Notícias > Artigos > A turma P47 em Projeto Intergeracional
Abril 20
A turma P47 em Projeto Intergeracional

Quem disse que os/as alunos/as de informática são antissociais ou sisudos? A turma P47 provou exatamente o contrário aquando a implementação de atividades lúdico pedagógicas junto de um grupo de crianças da Instituição Social Padre Ricardo Gameiro, no passado mês de fevereiro.

Na verdade, confrontar diferentes gerações com equipamentos e ferramentas tecnológicas; encontrar nos jogos tradicionais uma forma de transmissão de valores intemporais como o respeito, a disciplina e a amizade assim como compreender a sua importância para a inclusão das pessoas nos grupos sociais, consistiram nos objetivos específicos que a professora Anabela Domingues delineou para a atividade sempre em articulação com os conteúdos programáticos e competências técnicas já adquiridas pelos/as alunos/as da turma P47 no curso profissional que frequentam.

A turma P47 disponibilizou-se a vários níveis (cognitivo; emocional e social) para realizar pela primeira vez uma atividade junto de um público-alvo que implica alguns desafios, concretamente, o despertar e prender a atenção de crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 11 anos, numa Instituição que tem as suas rotinas bem definas e, por isso, aquilo que poderia consistir num problema, quer dizer, a entrada e saída de crianças, ora por que os cuidadores as vinham buscar ora porque terminavam uma atividade, os/as alunos/as de informática conseguiram ter o discernimento para adaptar as suas atividades a estes ritmos de funcionamento. No relatório de avaliação da atividade, os/as alunos/as são unânimes, afirmam que gostaram muito da experiência que os fez sair da sua zona de conforto que por norma é a sala de aula e o professor da disciplina para um contexto mais real, mais desafiante onde percebem a responsabilidade de quem trabalha. Solicitaram, por isso, mais iniciativas desta natureza onde a emancipação pessoal, materializada no reforço da autoestima e autoconceito é uma evidência.
 
A professora de Área de Integração enviou o resultado final do fotoshop por e-mail às educadoras responsáveis pelo grupo de crianças, reiterando a vontade de realizar, no futuro, projetos educativos desta natureza, propiciando benefícios para todos os envolvidos – alunos/as; professora e/ou educadores/as e pais e/ou cuidadores/as.

P47.jpg




 
 

 

Comentários

Não existem comentários para este artigo.