Notícias > Artigos > Aqui há polvo!!!
Novembro 16
Aqui há polvo!!!


Foto 1 Aqui há polvo.png

Que espécies de seres vivos existem nas praias de Portugal continental? Onde vivem? Como se comportam? Estas são algumas das questões que um grupo de estudantes da Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento tentou dar reposta no estudo “Observação e Identificação da fauna ​e flora intertidal da praia de Stº António da Costa da Caparica”.
Foto 2 Aqui há polvo.png

Assim, no passado dia 27 de Setembro, a turma P50 (3º ano) da EPED, do curso de TGA, pôs em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas. Foram então, até à praia de Santo António da Costa da Caparica observar e identificar algumas das espécies de animais e plantas que lá se encontram (nos pontões). Os objetivos passavam por sensibilizar para a importância da preservação dos ecossistemas costeiros como suporte biofísico e para a valorização da biodiversidade. Do mesmo modo, desenvolveram-se as capacidades de identificação da flora e fauna aquáticas dos/as alunos/as.
Nesta manhã foi possível observar vários tipos de seres vivos tais como cracas (crustáceos marinhos sésseis), lapas (moluscos), mexilhões (moluscos), algas castanhas, verdes e algumas vermelhas, burriés, caranguejos verdes, camarões, barroeiras, cabozes, entre outros. O momento alto do dia foi quando o professor responsável pela atividade, Carlos Costa, apanhou um polvo, dando a oportunidade aos/às alunos/as de observar este animal de perto e, até, ter o privilégio de lhe tocar.

À tarde estava prevista uma sessão de mergulho (snorkeling) para observação subaquática deste ecossistema, mas as condições (perigosas) do mar levaram ao seu cancelamento.

Na opinião da turma “Foi uma aula bastante interessante, saímos da rotina normal de sala, e acabámos por aprender bastante com esta sessão ao ar livre dentro do meio que estamos a estudar!”

Comentários

Não existem comentários para este artigo.