​​
Agosto 05
Encerramento dos Serviços da EPED

Informa-se que os serviços da EPED se encontram encerrados entre 8 e 19 de agosto de 2022, para férias dos colaboradores.

Qualquer assunto urgente poderá ser tratado via email, em info@copefap.pt ou, telefonicamente, através do nº 961774103.

Julho 20
Manuais Escolares Adotados - Ano Letivo 2022/2023

​​Informa-se os alunos e Encarregados de Educação, de alunos que não beneficiam de Ação Social Escolar, que poderão proceder à aquisição dos seus manuais escolares, nas instalaçoes da EPED, beneficiando de um desconto especial sobre o valor capa dos manuais escolares (18% de desconto - manuais escolares; 20% de desconto - cadernos de atividade, livros de leitura obrigatória e de leitura recomendada).

Na Listagem de manuais adotados para o Ano Letivo 2022/2023, disponibilizada no Portal da EPED, que poderá ser consultada no seguinte ficheiro:EPED - Listagem de Manuais Adotados 2022-2023.pdfEPED - Listagem de Manuais Adotados 2022-2023.pdf, no qual poderão ser confirmados os manuais escolares correspondentes a cada disciplina/ano/curso/turma.

Nota para identificação dos cursos/turmas:

Técnico de Gestão do Ambiente (TGA) - Turma P82; Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI) - Turmas P83 e P84; Animador Sociocultural (ASC) - Turma P85; Técnico de Gestão (TG) - Turma P86; Técnico de Análise Laboratorial (TAL) - Turma P87.

​​

As editoras estarão a efetuar a comercialização direta dos manuais escolares  nos dias 21 e 22 de setembro de 2022, entre as 9h30 e as 17h00, no Centro de Recursos da EPED.

Previamente, deverá ser preenchida a "Nota de Encomenda", correspondente a cada editora, de acordo com os manuais escolares necessários, devendo constar da mesma todos os elementos de identificação do aluno. O documento deverá ser apresentado, à editora correspondente, no ato da aquisição dos manuais escolares, no sentido de agilizar todo o processo.

O pagamento dos manuais escolares poderá ser efetuado em numerário ou por multibanco.

Disponibilizam-se as "Notas de Encomenda" das várias editoras, que poderão ser descarregadas diretamente, conforme segue:

LEYA Editores - Nota de encomenda_EPED 2022.pdfLEYA Editores - Nota de encomenda_EPED 2022.pdf

Plátano Editora - Nota de encomenda_EPED 2022.pdfPlátano Editora - Nota de encomenda_EPED 2022.pdf

Porto Editora - Nota de encomenda_EPED 2022.pdfPorto Editora - Nota de encomenda_EPED 2022.pdf

Nota: 

As Editoras Texto, BIS e ASA, referidas na Listagem de Manuais adotados, pertencem ao Grupo LEYA Editores; A Areal Editores pertence ao Grupo Porto Editora.


Alunos com direiro a Ação Social Escolar (ASE)

Os alunos que apresentaram a candidatura a Auxílios Económicos poderão consultar a Listagem de Processos Deferidos do ASE, na Secretaria, a partir de 9 de setembro de 2022. Os alunos, cujos processos se encontram deferidos, deverão dirigir-se à Sala da Capela, entre 12 e 16 de setembro, das 14h30 às 17h00, para procederem ao levantamento dos manuais escolares a que têm direito, no âmbito da Ação Social Escolar (ASE).

Mais se informa que os alunos com direito a ASE não devem adquirir manuais escolares às Editoras, sem levantarem, previamente, os manuais escolares a que têm direito pela ASE.

Para uma distribuição equitativa dos manuais escolares e no sentido de evitar uma atribuição desnecessária de manuais escolares, que os alunos já tenham em seu poder, solicita-se que, sendo o caso, informem o SASE, telefonicamente ou por email, dando conta de que manual escolar dispõem, até ao dia 1 de setembro.

Para esclarecimento de eventuais dúvidas ou informações adicionais, poderá ser contactado o SASE da EPED: nº 21 2946040 | nº 961774103 | maria.joao@copefap.pt.



Julho 18
Apresentação das Provas de Aptidão Profissional - PAP | Ciclo de Formação 2019/2022

Decorrem, entre 18 e 25 de julho de 2022, as "Apresentações orais e defesas das Provas de Aptidão Profissional (PAP)", dos alunos finalistas dos vários cursos da EPED.

Desejamos, a todos, o maior sucesso!


Provas de Aptidão Profissional (PAP)

Ciclo de Formação 2019/2022

Calendarização das apresentações orais

Calendarização PAP.png






Julho 18
"Passa a outro e não ao mesmo!" | 2021/2022
​Ajuda, dando a quem necessita!

Se os teus manuais escolares estão em bom estado e já não necessitas deles no próximo Ano Letivo, então, sê solidári@ e entrega-os, até ao final do mês de setembro, na Secretaria da EPED.

Obrigada!

Passa a Outro.png


Julho 11
Valorizar o ensino profissional
No passado 1 de julho teve lugar a cerimónia de assinatura dos protocolos de colaboração e patrocínio entre o grupo Sovena, a Fundação Amélia da Silva de Mello e a COPEFAP - Cooperativa de Ensino, CRL, proprietária da EPED, assumindo uma relação de parceria preferencial e privilegiada em iniciativas do interesse e benefício comuns.

A parceria entre a Sovena Portugal Consumer Goods, SA e a Oilseeds Portugal, S.A., contempla a colaboração na realização de projetos e o acolhimento, acompanhamento e enquadramento de alunos da EPED em ações de estágio, bem como a divulgação de oportunidades de emprego junto dos atuais e antigos alunos da Escola.

Entre a Sovena Portugal Consumer Goods, S.A., a Fundação Amélia da Silva de Mello e a COPEFAP – Cooperativa de Ensino, CRL, foi estabelecida uma cooperação, tendo por objetivo a atribuição de prémios de mérito e bolsas de estágio aos alunos dos cursos de Técnico de Análise Laboratorial (TAL) e/ou Técnico de Gestão do Ambiente (TGA) da EPED, no valor global, anual, de 1600€. Adicionalmente, a EPED será, também, elegível à participação no concurso anual que visa premiar o melhor Projeto com foco na Inovação e Empreendedorismo, cujo valor global é de 1500€.

O evento teve a presença do Dr. João Guerreiro, Diretor de Recursos Humanos e da Dra. Vera Ramos, Responsável de Desenvolvimento do Grupo Sovena, e o Dr. Jorge Quintas, Secretário-Geral da Fundação Amélia de Mello.

Os prémios de mérito deste ano foram atribuídos às alunas Débora Lopes e Núria Afonso, do curso de Técnico de Análise Laboratorial (TAL).​ 

Julho 04
Devolução de Manuais Escolares 2021/2022

Em conformidade com o Despacho nº 8452-A/2015, de 31 de julho e, com as alterações introduzidas pelos Despachos nº 5296/2017, de 16 de junho e nº 7255/2015, de 31 de julho, é da responsabilidade do aluno maior de idade e/ou do encarregado de educação do aluno menor de idade, proceder à devolução dos Manuais Escolares, disponibilizados pelo Serviço de Ação Social Escolar, no âmbito das candidaturas efetuadas a Ação Social Escolar.

Neste sentido, alerta-se para o cumprimento dos procedimentos e dos prazos estipulados para a devolução dos Manuais Escolares, salientando-se que a não entrega dos mesmos poderá implicar a não aprovação da candidatura a Auxílios Económicos, no próximo Ano Letivo.


Local e prazos de entrega dos Manuais Escolares - alunos dos 1º e 2º anos:

Os Manuais Escolares deverão ser devolvidos no Centro de Recursos da EPED, nos dias 11 e 12 de julho de 2022, no seguinte horário:

Manhã  09h15 / 12h45

Tarde    14h15 / 16h45


Local e prazos de entrega dos Manuais Escolares - alunos do 3º ano:

Os Manuais Escolares deverão ser devolvidos na Secretaria da EPED, no dia 15 de julho de 2022, no seguinte horário:

Manhã  09h30 / 13h00

Tarde    14h30 / 16h00


Procedimentos:

1. Recorda-se que, de acordo com as orientações em vigor, os Manuais Escolares a devolver devem:

  • Estar apagados, sem registos escritos ou de identificação;
  • Estar completos, no que diz respeito ao número de páginas e/ou fascículos/cadernos;
  • Apresentar capa devidamente presa ao livro e ambos sem rasgões, escritos ou rabiscos, que impeçam a leitura de todos os elementos informativos;
  • Apresentar-se sem sujidade, sem folhas rasgadas e/ou páginas riscadas a tinta e/ou sublinhadas a caneta ou marcador que impeça ou dificulte a sua leitura integral;
Assim, deve o aluno/encarregado de educação do aluno verificar, previamente, se os Manuais Escolares cumprem os requisitos supra, para a devida entrega.


2. Os Manuais Escolares devem vir acompanhados por uma folha A4, com a identificação do aluno, turma e lista de Manuais Escolares entregues, para conferência devida pela funcionária que irá dar apoio na receção dos mesmos.


3. No ato da entrega dos Manuais Escolares, será devolvido o comprovativo devido ao aluno/encarregado de educação.


4. Em caso de necessidade de recuperação de módulos, em setembro, o aluno poderá manter em seu poder o Manual Escolar da disciplina, em questão. Nesse caso, serão registados, no Formulário de Empréstimo de Manuais Escolares da BME do SASE, os restantes Manuais Escolares devolvidos, sendo o comprovativo de entrega dos Manuais Escolares devolvidos apenas quando regularizada a entrega de todos os Manuais Escolares.


No caso de subsistir alguma dúvida e para informações adicionais, poderá ser contactado o Serviço de Ação Social Escolar da EPED, através do nº 212946040 ou por email: info@copefap.pt.

Maio 25
TRANSPORTE ESCOLAR | Alunos Residentes no Concelho de Almada

​Informa-se os alunos, residentes no concelho de Almada, que poderão formalizar a candidatura ao Transporte Escolar para o Ano Letivo 2022/2023, de 1 de junho e 15 de julho de 2022, junto do Serviço de Ação Social Escolar (SASE) da EPED.

Quais os alunos abrangidos?

De acordo com o estipulado no quadro de competências da autarquia são abrangidos todos os alunos, desde que:

  1. A paragem de transporte público, que serve a área da sua residência, diste a 3km ou mais das instalações da EPED;
  2. Tenham até 18 anos de idade, aquando o início do Ano Letivo a que respeita a sua candidatura.

Qual o valor do subsídio de transporte escolar?

Para os alunos a frequentar o ensino secundário, que tenham procedido, atempadamente, à formalização da sua candidatura ao Transporte Escolar para o Ano Letivo 2022/2023, a Câmara Municipal de Almada irá comparticipar 100% do custo dos transportes, de acordo com o Plano Municipal de Transportes Escolares em vigor.

Qual o período de candidatura?

Os alunos residentes no concelho de Almada deverão efetuar a sua candidatura, através da EPED, à Câmara Municipal de Almada, nos seguintes prazos:

1ª fase - até 30 de junho (alunos a frequentar, no presente ano letivo, os 1º e 2º anos);

2ª fase - no limite, até 30 de setembro (alunos que se encontram a efetivar a matrícula, na EPED, pela primeira vez).

Novas entradas e/ou reposicionamentos, bem como transferências efetuadas depois do prazo indicado para a 2ª fase, poderão ser efetuadas, no ato da matrícula, ao longo do Ano Letivo.

Como se formaliza a candidatura?

Através da entrega dos seguintes documentos, no SASE, nos prazos previamente indicados:

  • Formulário de Candidatura ao Transporte Escolar - CM de Almada (disponível para aquisição no SASE), devidamente preenchido e assinado pelo Encarregado de Educação do aluno menor de idade ou pelo aluno maior de idade;
  • Cópia, legível, na mesma folha, do Cartão de Cidadão/Autorização de Residência ou Passaporte e do Cartão do Passe Lisboa Viva 4_18;
  • Recibo da Água, atualizado, em nome do pai ou da mãe. Em alternativa, poderá ser apresentado um Atestado de Residência, com a descrição do agregado familiar, na qual deverá constar o nome do aluno (poderá ser solicitado na Junta de Freguesia da área de residência, devidamente atualizado) ou o comprovativo de Domicílio Fiscal, do aluno e do Encarregado de Educação deste (poderá ser obtido através do site das Finanças);
  • Declaração para o Passe 4_18, com indicação do escalão da Ação Social Escolar (poderá ser solicitada no SASE da EPED).

Os processos de candidatura ao Transporte Escolar são encaminhados, para aprovação, para a Câmara Municipal de Almada, que irá comunicar o despacho, previsivelmente, até ao dia 10 de setembro de 2022, dos processos de candidatura deferidos e não deferidos.

Os alunos cujos processos de candidatura foram deferidos devem solicitar, no SASE, as informações relativas ao procedimento para o pagamento e carregamento dos títulos de transporte, no caso de se deslocarem em autocarro (TST). Os alunos que utilizam o Metro de superfície (MTS), devem solicitar a requisição de aquisição do título de transporte correspondente.

Prevê-se que esta informação esteja disponível, no limite, até ao dia 10 de setembro de 2022.

Prazos de pagamento e carregamento do Passe da TST / Levantamento da requisição do MTS:

  • O pagamento do título de transporte da TST: a partir de dia 26 de cada mês;
  • Carregamento do passe da TST: durante a primeira semana de cada mês;
  • Levantamento da requisição do MTS: durante a primeria semana de cada mês.

Não serão carregados passes e/ou entregues requisições fora dos prazos indicados, devendo os alunos tratar, atempadamente, da regularização dos processos em questão.

Para informações adicionais e/ou esclarecimentos poderá ser contactado o SASE, presencialmente, telefonicamente, através do nº 212946040 ou por email: info@copefap.pt.

Maio 25
TRANSPORTE ESCOLAR | Alunos Residentes no Concelho do Seixal

No âmbito do Programa de Transportes Escolares 2022/2023 e em conformidade com os dispositivos legais em vigor é da competência das Câmaras Municipais proceder à organização, financiamento e controlo dos apoios prestados, no domínio dos transportes ecolares, aos alunos residentes o Município do Seixal, que frequentam o ensino secundário regular e profissional e que reúnam os requisitos previstos na lei.

As inscrições nos Transportes Escoalares, estas estarão abertas de 1 de junho a 31 de julho de 2022.

Para que os alunos possam beneficiar de um desconto mensal de 50% nos títulos de transporte, devem proceder à devida inscrição nos Serviços On-line da Câmara Municpal do Seixal. Aceda "AQUI"à página dos serviços.

Procedimentos

Devem ser selecionadas, respetivamente, as seguintes opções:

  • Educação;
  • Inscrição Transportes Escolares - Título de Transporte.

Onde deve ser preenchida a inscrição e anexar os documentos e ações exigidos, para a atribuição do apoio, conforme segue:

  • Termo de Responsabilidade / Levantamento da senha (na página inicial "O que é preciso": Preencher o Termo de Responsabilidade e guardar, efetuando, segudamente, o "Upload" do documento);
  • Digitalização ou Foto legível do Cartão de Cidadão do aluno e do Encarregado de Educação;
  • Digitalização ou Foto legível do documento comprovativo da matrícula;
  • Digitalização ou Foto legível do Cartão do Passe Lisboa Viva NORMAL, frente e verso (Não é aceite o Passe 4_18);
  • Digitalização ou Foto legível do comprovativo do Domicílio Fiscal (Poderá ser obtido no Portal das Finanças);
  • Digitalização ou Foto legível do Plano Educativo Individual (PEI), para alunos que se encontrem abrangidos pelas medidas adicionais do Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho.

Para o efeito, o candidato deve aguardar pelo envio da informação, por parte dos serviços da Câmara Municipal do Seixal, para a confirmação dos dados e respetivo consentimento. No caso de não receber qualquer informação, poderão ser contactados os referidos serviços, através do email: de@cm-seixal.pt.

Ao priveligiar este contacto será facilitado o acesso ao processo e a celeridade na resposta.

Qualquer esclarecimento adicional poderá ser prestado pelo Serviço de Ação Social Escolar da EPED, presencialmente ou telefonicamente, através do nº 212946040 ou, por email, para o endereço: info@copefap.pt.

Maio 24
Matrículas 2022/2023 | PORTAL DAS MATRÍCULAS | Procedimentos e Orientações

​Informa-se os alunos matriculados para frequência do 1º ano (10º ano), no Ano Letivo 2022/2023, que, decorrente da matrícula efetuada na EPED, deverão proceder à efetivação da sua matrícula, no Portal das Matrículas, em https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt, ao qual poderão aceder "AQUI".

Normas sobre a formalização da matrícula, no Portal das Matrículas

O Despacho Normativo 4209-A/2022​, de 11 de abril, estabelece o calendário das matrículas e respetivas renovações para o ensino secundário. No caso das renovações de matrícula, estas dividem-se entre as que são automáticas, quando se trata dos "(...) anos escolares subsequentes ao da primeira matrícula no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico e até à conclusão do ensino secundário, em qualquer uma das suas ofertas educativas (...)" e as não automáticas, quando se refere à "(...) renovação de matrícula para cada início de ciclo e a renovação de matrícula que implique transferência de estabelecimento de educação ou ensino (...)".

Assim, apenas se consideram renvoações automáticas aquelas que ocorrem em anos não iniciais de ciclo e que não impliquem transferência de estabelecimento de ensino.

São consideradas renovações não automáticas as renovações nos anos iniciais de ciclo (10º ano) e as renovações que impliquem transferência de estabelecimento de ensino.

As renovações não automáticas são de caráter obrigatório e devem ser registadas e tramitadas no Portal das Matrículas, disponível conforme calendarização infra:

Calendário para as situações obrigatórias de matrícula:

10º, 11º e 12º anos

17 de junho a 1 de julho de 2022

Indicações e Procedimentos


Apresentação do Pedido

O pedido de matrícula é apresentado, obrigatoriamente, via Internet, na aplicação Portal das Matrículas, com o recurso a uma das seguintes formas de autenticação:

  • cartão de cidadão, chave móvel digital; ou
  • credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Em situações muito excecionais de total falta de acesso a estes equipamentos, o pedido poderá ser apresentado presencialmente nos serviços administrativos das Escolas, nas quais os alunos completaram o 9º ano ou na qual esteve a frequentar outro nível de escolaridade (10º, 11º ou 12º anos), seguindo as seguintes indicações:

  • O Encarregado de Educação terá sempre que se fazer acompanhar da documentação necessária e da senha de acesso ao Portal das Finanças;
  • No ato da matrícula, o Encarregado de Educação indica, por ordem de preferência, 5 Estabelecimentos de Ensino, escolhendo a frequência pretendida;
  • A EPED é uma escola do ensino particular e cooperativo, por esse motivo, deve ser selecionada a opção de "Ensino Particular", para que possa ser selecionada a nossa Escola e o Curso no qual o aluno se encontra matriculado.

Deverá ser contactada a Escola que o aluno frequentou para conclusão do 9º ano ou na qual esteve a frequentar outro nível de escolaridade (10º, 11º ou 12º anos), no sentido de obter informações, relativamente aos horários e disponibilidade dos serviços, que poderá funcionar sob marcação prévia, bem como indicações de procedimento, no âmbito deste processo.


Documentação Necessária

No ato da matrícula, são necessários os seguintes elementos relativamente ao aluno:

  • Documento de Identificação do aluno;
  • Número de Identificação Fiscal (NIF), no caso de o terem atribuído;
  • Dados relativos à composição do agregado familiar, por último validados pela Autoridade Tributária;
  • Número de Utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS)/Beneficiário;
  • Identificação da Entidade e Número relativo ao Subsistema de Saúde, se aplicável;
  • Número de Identificação da Segurança Social (NISS);
  • Declaração da Segurança Social, para alunos beneficiários da prestação social de Abono de Família, dos escalões A (1), B (2) ou C (3).

Relativamente aos Encarregados de Educação, serão necessários os seguintes elementos:

  • Documento de Identificação, para indicação do tipo e do número;
  • Número de Identificação Fiscal (NIF), no caso de o terem atribuído;
  • Contactos, morada, data de nascimento, habilitações.


Toda a informação relativa à documentação necessária, para efeitos de matrícula, encontra-se acessível no formulário disponibilizado no Portal das Matrículas, na área de comprovativos a anexar e que deve ser consultado em "Procedimentos relativos à Matrícula no Portal das Matrículas".​

O Portal disponibiliza, para orientação, o Manual do Encarregado de Educação, no qual é explicada a utilização do Portal, para as renovações não automáticas, ao qual poderá aceder "AQUI".


As listas de alunos admitidos serão disponibilizadas no Portal das Matrículas de acordo com a seguinte calendarização:

10º, 11º e 12º anos

1 de agosto de 2022

 

No caso de subsistir alguma dúvida ou se necessitar de informações adicionais, deverá contactar os serviços da EPED, telefonicamente, para o nº 21 294 60 40.

Maio 18
Candidatura a Auxílios Económicos 2022/2023

Informa-se os alunos, que se encontram a frequentar os 1º e 2º anos, posicionados nos escalões A, B ou C, do Abono de Família, que deverão proceder à apresentação das suas candidaturas à Ação Social Escolar (ASE), a partir de 23 de maio e até 15 de junho.

Documentos necessários:

  • Formulário de candidatura, devidamente preenchido e assinado pelo(a) Encarregado(a) de Educação, disponível, para levantamento, no Serviço de Ação Social Escolar (SASE);
  • Declaração emitida pela Segurança Social ou, no caso de funcionários públicos, pela entidade patronal, que ateste o escalão do Abono de Família, devidamente atualizada;
  • Apenas para alunos posicionados no 2º escalão do Abono de Família:
    • ​Se um dos progenitores se encontrar desempregado há 3 ou mais meses, deverá apresentar uma declaração comprovativa dessa situação, com data atual, emitida pelo Centro de Emprego.
​​
Determinação do escalão da ASE:

Em regra, o escalão da ASE é determinado pelo escalão do Abono de Família, em que o agregado se encontra posicionado.

Escalão do Abono de Família

Escalão da ASE

1

A

2

B

3

C

Situações Especiais:

Escalão do Abono de Família

Situação

Escalão da ASE

2

O aluno que beneficia de medidas adicionais, nos termos do artigo 10º, do DL 54/2018, 06.07

A

2

Progenitor desempregado há 3 ou mais meses, enquanto perdurar essa situação

A



Valor dos apoios:

Alimentação – Refeitório

Escalão

Comparticipação da ASE

Valor da Refeição

Suportado pelo aluno

A

100%

0,00€

B

50%

0,73€

C

-

1,46€

Outros

-

1,46€


Manuais Escolares

Escalão

Comparticipação anual da ASE

A

147,00€

B

73,50€

C

36,75€

Outros

-


Os alunos com direito a comparticipação para manuais escolares devem verificar, na Lista de Manuais Adotados para o Ano Letivo 2022/2023, a ser disponibilizada durante o mês de julho de 2022, no Portal da EPED, se têm em seu poder algum dos manuais escolares adotados e devem informar o SASE dessa situação. O SASE irá proceder à distribuição dos manuais escolares, de acordo com a disponibilidade existente na Bolsa de Manuais Escolares do serviço. Os alunos serão convocados para o levantamento dos manuais escolares atribuídos, entre 12 e 23 de setembro de 2022. 

Material Escolar

Escalão

Comparticipação anual da ASE

A

16,00€

B

8,00€

C

-

Outros

-


Os alunos com direito a comparticipação para material escolar, poderão proceder livremente à sua aquisição e deverão apresentar a devida fatura original, em seu nome e com o seu Número de Identificação Fiscal, no Serviço de Ação Social Escolar, até ao dia 30 de setembro de 2022.


Visitas de Estudo

Escalão

Comparticipação anual da ASE

A

20,00€

B

10,00€

C

-

Outros

-



O escalão da ASE atribuído ao aluno, aquando da candidatura, pode ser alterado posteriormente?  

SIM - Caso ocorra alguma alteração ao escalão do Abono de Família. Neste caso, deverá ser entregue nova declaração comprovativa do escalão do Abono de Família.


Para esclarecimentos e informações adicionais deverá ser contactado o Serviço de Ação Social Escolar: 
Contacto telefónico: 212946040 
E-mail: info@copefap.pt


1 - 10Seguinte