Home page
Setembro 11
Ação Social Escolar 2018/2019

Infor​ma-se os/as alunos/as que submeteram as suas candidaturas à Ação Social Escolar da EPED que já se encontra afixada, na Secretaria, a listagem dos processos deferidos pela Direção da escola.

Mais Mais MdMais se informa que os/as alunos/as constantes da referida lista irão receber, em data a ser informada oportunamente, os manuais escolares através da Bolsa de Manuais Escolares, bem como o material escolar do ASE, pelo que, devem informar o Serviço de Ação Social Escolar, com a maior brevidade possível, no caso de não pretenderem recorrer a este benefício.

Setembro 07
Atividades Letivas 2018/2019 - Apresentação e início das aulas - Turmas do 1º ano

Inicio Ano Letivo 1º ano.jpg



Setembro 07
Atividades Letivas 2018/2019 - Afixação de pautas, afixação de horários e início das aulas - Turmas do 2º e 3º anos

Inicio Ano Letivo 2º e 3ºs anos.jpg

Setembro 05
Apresentações Orais das Provas de Aptidão Profissional - PAP | Ciclo de Formação 2015/2018

​Os/as alunos/as do 3º ano, dos vários cursos, irão apresentar, oralmente, a Prova de Aptidão Profissional - PAP, que representa a fase final do seu percurso formativo, concluido pelas componentes prática e teórica, na Formação em Contexto de Trabalho - FCT.

A componente técnica da PAP conta com a presença dos/as Orientadores/as da FCT, das várias insitutições parceiras do apoio à FCT, Orientadores/as Educativos/as, Coordenadores/as de Curso e da Direção Pedagógica da EPED, enquanto elementos do júri, perante os/as quais os/as alunos/as finalistas irão defender os seus Projetos de PAP.

As apresentações terão lugar, nas instalações da EPED, entre 23 e 26 de julho de 2018.

A todos desejamos o maior sucesso!


PAP Apresentações.jpg 
 
 

Agosto 09
Ano letivo 2018/2019 - Turmas de 1º ano

Segue a descrição das turmas do 1º ano e respetivo curso:

Turma ​P 58 - Técnico de Gestão do Ambiente

Turma P 59 - Animador Sociocultural

Turma P 60 - Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Turma P 61 - Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Turma P 62 - Técnico de Gestão

Turma P 63 - Técnico de Análise Laboratorial

Julho 16
Sou Diferente! E então?

Existe simultaneamente uma grande proximidade e distância entre aquilo que é diferente e igual. Foi esta a conclusão de todos/as os/as alunos/as que deram vida, durante a semana de 4 a 11 de junho, na EPED, às personagens que tipificavam grupos minoritários da nossa sociedade. Por exemplo, ser sem abrigo, toxicodependente, transsexual ou invisual, não obstante as suas diferenças de personalidade, de experiências de vida ou de referências culturais, têm todos a mesma essência humana e, por isso, reclamam respeito pelas sua humanidade e consequente dignidade. Foi esta a grande mensagem do trabalho de projeto das turmas P50&P51 que com a sua energia positiva mobilizaram emoções, pensamentos e comportamentos associados às personagens escolhidas por forma a sensibilizar a comunidade escolar para o complexo tecido social, no qual todos nós temos um papel importante a desempenhar, no sentido de educar as novas gerações e (re)educar gerações de outros tempos a ter um olhar não condenatório para as minorias.

Por fim, é justo referir que a iniciativa foi uma proposta de alguns/mas alunos/as da turma P51 aprovada pelos/as alunos/as da turma P50, os quais, em conjunto, garantiram a sua viabilização e sucesso.

A diferença.jpg

Julho 16
E se fosse contigo?

Descobrir na flor da vida que se tem uma doença autoimune e degenerativa que transforma os nossos planos do avesso, foi o que aconteceu a um jovem adulto que, justamente, no dia em que se comemora a Esclerose Múltipla, 30 de maio, deslocou-se à EPED, juntamente com duas colaboradoras da Associação SPEM, para abordar/desmistificar a  sua enfermidade junto das turmas P56 e P57.

O jovem relata como era a sua vida antes da EM e depois da EM, numa voz tranquila, referiu a importância que a sua rede social, constituída por familiares e amigos, teve aquando a descoberta da doença; explicou a alterações que foi forçado a fazer no seu quotidiano. Aconselhou a todos/as uma vida saudável, com uma alimentação equilibrada e prática de desporto, sem drogas, álcool e níveis exagerados de stress. Tal como todos/as os/as outros/as utentes da SPEM, o jovem passou a ideia que as pessoas que têm esclerose múltipla não são a doença e continuam a ser pessoas com sonhos e a perseguir a ambição de qualquer mortal que é a de atingir a felicidade.

No final, os colaboradores da SPEM propuseram um jogo a todos os presentes, intitulado “Kit”, o qual é constituído por um par de luvas, umas barbatanas e uns óculos, exemplificando como os doentes se sentem e as dificuldades diárias que passam. Ora, as luvas serviu para demonstrar a falta de sensibilidade e dormência; as barbatanas para a falta de equilíbrio e os óculos para a falta de visão. A turma participou ativamente neste exercício e durante, aproximadamente, 90 minutos que durou a iniciativa, foi sempre colocando perguntas enriquecendo a iniciativa e manifestando interesse pela temática. Os/as alunos/as que organizaram a palestra distribuíram um marcador de livros e molinhas com um laço laranja feito por si, a todos/as participantes (oradores/as; professora e alunos/as). Os representantes da associação ofereceram material informativo sobre a doença.

Antes das despedidas, houve tempo para uma fotografia de grupo, a qual foi colocada nas redes sociais.

E se fosse ctg.jpg

Junho 29
Devolução de Manuais Escolares - AÇÃO SOCIAL ESCOLAR

Manuais Escolares Devolução.jpg

Junho 29
P47 no Rock in Rio com o Miguel Oliveira do MotoGP

​A equipa "os acidentados" esteve este fim de semana no Rock in Rio - Lisboa, 

O convite da BP e da Forum Estudante surgiu como vencedores da BP Segurança ao Segundo - Viseu 2018

Além dos concertos de Muse, Bastille, Anitta, Demi Lovato e Bruno Mars entre outros, foi possível estar com o 

campeão de motociclismo Miguel Oliveira e a "patroa" do festival Roberta Medina.

Podem ver fotos no facebook do Miguel 

 https://pt-pt.facebook.com/migueloliveira44/​​

No próximo ano lá estaremos outra vez... 

rock in rio.jpg

 

Junho 29
Projeto "Passa a Outro e não ao Mesmo!" - EPED 2018

O projeto de doação de manuais escolares "Passa a Outro e não ao Mesmo!" da EPED promove a reutilização dos manuais escolares e a poupança familiar, e tem o objetivo de apoiar as famílias carenciadas que fazem parte da comunidade escolar da EPED (alunos/as que não tenham adquirido os manuais escolares no âmbito da Bolsa de Manuais Escolares do SASE).

Os manuais escolares, de que já não necessitas Sê solidário/a e participa, entregando os manuais escolares, de que já não necessitas, até 12 de julho de 2018, na Reprografia da EPED, das 9h às 13h e das 14h às 17h.

Os manuais escolares recolhidos serão disponibilizados aos/às alunos/as carenciados/as, que se inscreverem no projeto e que não beneficiem de apoio da Ação Social Escolar, até ao início do mês de outubro de 2018, mediante a disponibilidade existente.

Um grande bem-haja a todos/as os/as participantes!

 
EPED 2018 - Passa a outro e não ao mesmo.jpg

 


 

1 - 10Seguinte