Home page
Novembro 16
Visita de estudo ao Cemitério dos Prazeres
 

E se de repente a sua professora, de Área de Integração, lhe propusesse uma visita de estudo ao cemitério? Mesmo tendo uma designação favorável, “cemitério dos prazeres”, não acharia no mínimo estranho? As turmas P48, P50 e P51 reagiram com apreensão mas acederam à sugestão e no passado dia 3 de novembro realizaram uma visita guiada, orientada pelo historiador Licínio Fidalgo, à cidade dos mortos.

No decorrer da visita de estudo a morte foi abordada num duplo sentido, individual e coletivo, ou seja, a importância que os homens lhe têm concedido, ao longo dos tempos, é visível nos numerosos vestígios encontrados em campas e jazigos, assim como testemunham a atitude perante a morte, denunciado a mentalidade própria de cada geração. Exemplo disso, foi o facto de várias personalidades da nossa história terem escolhido os prazeres para o descanso eterno, como forma de prolongar o seu estatuto para além da vida e que permanece vivo o seu legado.

A visita de estudo contribuiu, também, para esclarecer questões da nossa vida prática quando confrontados com a perda de um familiar, por exemplo, quem paga o funeral em situação de escassos recursos económicos.
Globalmente, a iniciativa a um espaço invulgar de visita de estudo e ligada ao desgosto e sofrimento, correu muito bem, servindo para alargar horizontes sobre um assunto que ainda é um tabu na sociedade – a morte.
 

Painel de Fotografias Cemitério dos Prazeres.jpg

 

Outubro 31
Na Rota dos Jovens Talentos

A turma P49 cumpriu com mais uma etapa de trabalho prevista pelo Concurso Jovens Talentos promovido pela câmara municipal de Almada.
 
No dia 25 de outubro, ao início da tarde, no seu espaço de formação, a turma dividida em 4 grupos de trabalho apresentou uma curta dramatização sobre o acompanhamento aos desfavorecidos. Pessoas portadoras de deficiência, mendigos, refugiados e idosos abandonados foram os grupos sociais escolhidos pelos alunos para dar visibilidade à sua situação de exclusão social em articulação com o papel do animador sociocultural na resolução dos problemas apresentados.
 
A sessão teve a duração de aproximadamente 70 minutos e foi orientada pelo colaborador da C.M.A., Hugo Ferreira que destacou a simpatia, a destreza e agilidade mental dos alunos na (re)organização do trabalho apresentado.
 
Por último, é de referir que o presente projeto está inserido nos conteúdos programáticos das disciplinas da área técnica e científica do curso profissional que os alunos frequentam, tendo sido orientados nas várias fases do projeto pelas professoras Anabela Domingues, Carla Dias e Cristina Pedro.
 
Foto Anabela.jpg
Foto Anabela.jpg

 
Outubro 27
Erasmus+ Wonderland

​Teve lugar, na EPED, a segunda mobilidade do projeto Erasmus+ Wonderland, entre os dias 2 e 6 de outubro, onde recebemos os parceiros das escolas da Croácia, Finlândia, Polónia e Turquia. Esta segunda mobilidade foi dedicada à temática da cultura e, nesse âmbito,  foram desenvolvidos vários workshops e atividades ligadas à arte, à gastronomia e à cultura de Portugal. Além da temática cultural, foram desenvolvidos workshops e realizadas apresentações sobre trabalho voluntário e bem-estar social, tendo os alunos refletido sobre os problemas sociais dos vários países envolvidos e apresentado possíveis soluções para minorizar esses problemas. Pretendeu-se, assim, que os alunos ganhassem consciência sobre problemas sociais e tentassem criar um modelo perfeito para uma sociedade ideal-  Wonderland. Deste modo, pretende-se que os alunos se tornem cidadãos mais comprometidos com o meio que os envolve.

Alunos e professores conviveram durante uma semana e, após termos obtido feedback por parte dos parceiros, podemos afirmar que  superou todas as expetativas. A próxima mobilidade terá lugar na Finlândia, em abril.


 

20171003_102450 (360x640).jpg20171003_100730 (360x640).jpg



IMG-20171025-WA0004.jpg

IMG-20171008-WA0072.jpg

IMG-20171025-WA0002.jpg


20171003_114620 (640x360).jpg  IMG_20171004_151015.jpg


IMG_20171004_165407.jpg


IMG_20171004_170308.jpg


IMG_20171004_143534.jpg
IMG_20171003_140435.jpg


IMG_20171003_155824.jpg





Outubro 26
A EPED TREME 2017 - Exercício Público de Preparação para o Risco Sísmico

No âmbito do projeto de Educação para a Saúde, as turmas P50, P51 e P53 participaram no exercício público de preparação para o risco sísmico, promovidos pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

 

Este ano, a iniciativa ocorreu no dia 13 de outubro, pelas 10h13 da manhã. Durante 1 minuto, os alunos realizaram um exercício composto por 3 gestos básicos de proteção em caso de sismo – baixar, proteger e aguardar -, com o objetivo de alertar para comportamentos simples de segurança que podem salvar vidas, bem como identificar possíveis fatores de risco, tais como objetos mal posicionados, que atrapalham a eficiência dos referidos gestos de proteção.

 

«Os alunos [da P51] apresentaram o assunto de forma direta e clara, sem deixar qualquer tipo de dúvidas.» P. F., P53

«Esta mensagem deveria ser passada a todas as pessoas pois não saber o que fazer e entrar em pânico é muitas vezes a razão das mortes durante os sismos.» J. F., P53

«A mensagem passada pelos alunos [da P51] foi importante visto que somos novos na escola e não sabemos onde são os pontos de encontro estratégicos para nos abrigarmos.» D. F., P53

«Eu acho que a mensagem passada é muito importante pois mesmo não tendo havido sismos nos últimos séculos, eles podem acontecer a qualquer altura (…) e com estas ações de esclarecimento nós ficamos mais preparados caso aconteça algum.» D. A., P53

2017.101.jpg

20171013_101406.jpg

20171013_101331.jpg



 

Outubro 25
Um Olhar sobre TGPSI - Tiago Oliveira, uma Joia da EPED

No passado dia 13 de outubro, as turmas P53 e P57 receberam a visita de Tiago Oliveira, da turma P25, do curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

Os alunos do primeiro ano de TGPSI puderam, assim, conhecer um ex-aluno da escola, o seu percurso na EPED, como decorreu o seu estágio curricular e a experiência profissional que, entretanto, foi adquirindo.

Além disso, o Tiago trouxe alguns conselhos para a entrada no mercado de trabalho e salientou  a excelente relação entre colegas de curso e entre professores e alunos.

Os alunos da P53 e P57 reconheceram a importância deste testemunho, bem patente nos seus comentários:

 

«A sessão com o ex-aluno foi importante por abordar a importância do esforço ao longo do estágio.» Aluno da turma P53


 

«A sessão foi muito interessante, pudemos ver que nada vai ser fácil daqui para a frente, que temos de nos esforçar muito no dia-a-dia durante estes 3 anos, que vamos fazer muitas amizades, que vamos ter os nossos melhores anos aqui. Adorei a apresentação e não me arrependo nem um pouco de ter entrado para este curso.» Aluno da turma P53

 

«O assunto que na minha opinião foi mais importante foi ter-nos dado conselhos para sermos pessoas trabalhadoras e focadas, para arranjarmos um trabalho como deve ser no futuro.» Aluno da turma P53

 

«Esta apresentação também nos foi útil para termos conhecimento das saídas profissionais e dos possíveis salários se nos aplicarmos e nos esforçarmos.» Aluno da turma P53

 

«Gostei bastante da maneira como o Tiago se dirigiu a nós, demonstrando muito à vontade. Foi claro no que disse e soube muito bem transmitir a mensagem. Gostei bastante desta sessão pois de certa maneira ajudou-me a perder algum tipo de ansiedade quanto ao curso e ao futuro profissional.» Aluno da turma P53

 

«Pelo que nos explicou é muito importante ter uma boa relação com toda a gente na escola (professores, alunos e contínuos) porque eles irão estar connosco durante 3 anos e a ajuda de todos é essencial. Ele também nos disse que é importante fazer programação todos os dias porque programação é como matemática, só se aprende com prática. Gostei de o conhecer pareceu-me uma pessoa down to earthAluno da turma P53

 

«Eu achei que o mais importante foi quando o Tiago começou a falar do estágio dele pois achei informação útil para utilizar quando eu estiver no meu estágio: para dar uma boa aparência de mim, que devo ser organizado e que devo cumprir sempre os prazos de entrega de trabalhos.» Aluno da turma P53

 

«O ex-aluno abriu a mente de quem estava presente. Uma coisa que me chamou a atenção foi a proximidade e harmonia entre ex-alunos e professores!» Aluno da turma P57​


 

20171013_111309.jpg

20171013_111739.jpg


 ​

Outubro 02
Cuida bem do teu amigo do peito!

No dia 29 de setembro, no âmbito do Dia Mundial do Coração, a turma P51, Embaixadora da Saúde, realizou uma ação de sensibilização da Comunidade Escolar para a importância de se manter um coração saudável através de uma alimentação equilibrada e regrada, de prática regular de atividade física e de uma atitude positiva perante a vida.

Para tal, distribuíram panfletos e afixaram cartazes gentilmente cedidos pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, bem como balões em forma de coração com a mensagem "Cuida bem do teu amigo do peito".

2017.09.jpg


 
Setembro 29
Um Olhar sobre TAL - Débora Almeida, da EPED para a Hovione

No passado dia 27 de setembro, a turma P54 recebeu a visita de Débora Almeida, da turma P39  (triénio 2014/2017), do curso de Técnico de Análise Laboratorial.

 

Os alunos do primeiro ano de TAL puderam, assim, conhecer uma ex-aluna da escola, o seu percurso académico e a sua experiência de estágio curricular na farmacêutica Hovione; bem como compreender a importância da determinação e persistência no caminho para o sucesso.

 

 

 

«A Débora é a prova viva de que os cursos profissionais não são para pessoas com poucas capacidades, mas sim para estudantes que desejam apostar mais cedo no mundo do trabalho. Inspirou-nos e deu-nos força para nunca desistirmos daquilo que queremos para o nosso futuro.» João Silva, P54

 

«Fez despertar em mim o desejo de não deixar nenhum módulo em atraso.» Nicolly Martins, P54

 

«Gostei de saber como os alunos se prepararam para a entrevista de estágio.» Thalia Lima, P54

 

«Acho que estas apresentações são muito importantes para o nosso conhecimento sobre como é trabalhar em empresas nacionais e internacionais.» Joana Coelho, P54

 

«Os meus pais não apoiavam a minha decisão de vir para a EPED e ver a determinação da Débora inspirou-me.» Marta Moreira, P54

 

«Esclareceu-me todas as dúvidas sobre a PAP e o estágio. Só ganhámos com esta apresentação.» Samuel Neves, P54

 

 

 

«Ao ouvi-la falar, percebeu-se que a PAP não é um bicho-de-sete-cabeças.» Nelma Santos, P54​

 

 

20170927_093339.jpg 
 
20170927_105132.jpg 
 
 

 

Setembro 18
Vestimos a camisola da EPED... e fomos de férias!

Os Embaixadores da Saúde 2016/17 também foram de férias, mas levaram a EPED com eles: Espinho, Malveira, Porto, Quarteira, Galiza, Idanha-a-Nova e Itália foram só alguns dos locais onde a EPED esteve presente.

De regresso às aulas, a ​turma P51 deseja, a toda a comunidade escolar, um bom - e saudável! - ano letivo. 


 

A.jpg

AA.jpg


AAA.jpg



 


 

Setembro 12
TRANSPORTE ESCOLAR - Prazo: 15 de setembro de 2017

Infor​ma-se que já se encontra disponível, para consulta na Secretaria da EPED,  o despacho dos processos de candidatura ao Transporte Escolar da Câmara Municipal de Almada.

Todos os alunos cujos processos de candidatura foram deferidos, deverão solicitar, junto da Secretaria, o documento para aquisição do título de transporte com o desconto atribuído pela Câmara Municipal de Almada, impreterivelmente, até ao dia 15 de setembro de 2017.

Julho 19
Somos Família...

No dia 27 de junho, a rotina de alguns familiares dos alunos da turma P44 foi interrompida já que tiveram a oportunidade de participar num desfile integeracional organizado pelos seus parentes, com a grande finalidade de expressar os afetos que sentem uns pelos outros bem como partilhar algumas memórias que fazem parte da sua história enquanto grupo formal primário.       

No decorrer do evento, houve oportunidade para lembrar algumas tradições e rituais das famílias presentes, seja a história que o avô contava sempre aos netos de modo a transmitir-lhes valores, seja a receita de um bolo muito especial que é passada de geração em geração correspondendo à necessidade de pertença e reforçam a coesão familiar.

Globalmente, todos os envolvidos consideraram a iniciativa muito interessante dado que decorreu num ambiente marcado pela tranquilidade, descrição e respeito uns pelos outros. No final da atividade, a mãe do aluno Pedro Barbosa exclamou com entusiasmo: “Que bela maneira de terminar o ano letivo! Obrigada!”.  

Painel.jpg

 

 

 

 

    

 

1 - 10Seguinte