Outubro 01
Material Escolar/Sebentas de Módulos 2020-2021 | Procedimentos para reembolso a alunos com direito a ASE | ATUALIZAÇÃO
​Informa-se os/as alunos/as, beneficiários/as de Ação Escolar Social, dos escalões A e B, do Abono de Família, que têm direito a uma comparticipação anual, para material escolar.

Os/as alunos/as em questão, têm direito à seguinte comparticipação:

  • Escalão A: 16,00€;
  • Escalão B: 8,00€.

A atribuição deste apoio processa-se da seguinte forma:

Os/as alunos/as e/ou encarregados/as de educação, devem adquirir o material escolar de que necessitam, a título particular, devendo solicitar, no ato do pagamento, a emissão da fatura, em nome do/a aluno/a e com o Número de Identificação Fiscal (NIF), do/a mesmo/a.

No presente ano letivo, poderão ser consideradas, como material escolar, as Sebentas de Módulos de que os/as alunos/as necessitam, no âmbito das atividades letivas, pelo que poderão os/as alunos/as, em alternativa à aquisição de outro tipo de material escolar, optar pela aquisição de Sebentas de Módulos.

As Sebentas de Módulos, necessárias para cada disciplina/módulos, poderão ser adquiridas, na Reprografia da EPED, a partir de quinta-feira, dia 15 de outubro de 2020.

Os/as alunos/as devem solicitar, no ato do pagamento das Sebentas de Módulos, o talão comprovativo do pagamento, devendo apresentar o mesmo, obrigatóriamente, no Serviço de Ação Social Escolar da EPED, no sentido de poderem ser ressarcidos do valor.

A data limite para apresentação das faturas/recibos, relativos ao mateial escolar, e de apresentação do talão comprovativo de aquisição das Sebentas de Módulos é o dia 30 de outubro de 2020, data a partir da qual não será possível o deferimento para o reembolso de verbas neste âmbito.

O reembolso da verba de material escolar, aos/às alunos/as que apresentaram, atempadamente, documentos comprovativos da sua aquisição, verificar-se-á, logo que a DGEstE proceda à autorização e ao envio das verbas para esta rúbrica.

No caso de subsistir alguma dúvida ou para informações adicionais, devem contactar o Serviço de Ação Social Escolar.


Setembro 30
EPED - Já é Escola Embaixadora do Parlamento Europeu

Foi com enorme orgulho que recebemos a notícia, em julho último, que a nossa EPED conseguiu a certificação de Escola Embaixadora do Parlamento Europeu.

Participar no projeto foi importante para estimular os/as participantes para conhecimentos sobre a relevância de sermos cidadãos europeus e de por extensão assumirmos os seus valores numa altura que a Organização Internacional está a enfrentar desafios que poem à prova o nosso civismo desde a sua fundação.
 

Este prémio tem, ainda, um valor acrescido uma vez que, nas circunstâncias em que o 3º período letivo decorreu, quando foi lançado o desafio de continuar a trabalhar no projeto ou "abandonar o barco", os/as alunos/as decidiram continuar em vez de desistir. Como defende a nossa Diretora Pedagógica, “Desistir nunca deverá ser opção nas vossas vidas!”


 "Este projeto foi uma grande experiência com o objetivo de promover o trabalho de equipa que foi fundamental para o nosso sucesso!” (C.O)

“Adorei participar neste projeto pelo motivo de trabalhar a minha capacidade de trabalho em grupo e oportunidade de conhecer melhor os meus colegas de escola.” (N.L)

“Este projeto desde o início que me cativou bastante, estive sempre recetiva a todas as atividades que iríamos desenvolver. O objetivo não era ganhar mas sim participar, no fim, com a força de todos conseguimos chegar ao final e ser a Escola ​Embaixadora, não poderia estar mais orgulhosa por todo o esforço e tempo dedicado a ele no fim ter sido recompensado. Obrigada a todos os que fizeram isto acontecer!” (B.P)

“Achei este projeto bastante interessante e foi uma experiência fantástica!
 

Conseguimos fazer várias atividades interessantes onde toda a escola colaborou.

 

Espero que continue a haver este projeto na escola.” (C.R)

 

“Este projeto foi um dos mais enriquecedores em que já participei. Proporcionou-me também, um dos melhores anos escolares. Fiz imensas amizades, partilhei histórias e momentos, aprendi bastante sobre a União Europeia e sobre o trabalho em equipa. Foi um prazer ter feito parte desta atividade!” (A.A)

 

 “Uma experiência fantástica proporcionada pelo Parlamento Europeu, é um orgulho saber que participei neste projeto pedagógico. Fomos resilientes a cada problema, dedicámo-nos a 100% e valeu a pena!” (P.R)

 

“Na minha opinião este projeto foi essencial pra o nosso desenvolvimento criativo e intelectual pois aprendemos diversas coisas assim como aprimoramos a nossa capacidade de solução de problemas, promoveu o trabalho em equipa e juntamente com isso laços entre colegas foram fortalecidos. “(N.A)

 

 Estamos todos/as de Parabéns porque iniciativas desta natureza só conseguem ter um final feliz quando os/as alunos/as se empenham, mas também porque os/as professores/as e a Direção da Escola acreditam e apoiam o seu trabalho.​


Notícia Anabela.jpg




Setembro 25
Venda direta de Manuais Escolares 2020/2021: Leya Editores e Porto Editora

​Informa-se os/as alunos/as e Encarregados/as de Educação que poderão proceder à aquisição dos manuais escolares, por venda direta das Editoras Leya e Porto Editora, que estarão presentes, nas Instalações da EPED, beneficiando de um desconto de 18%, sobre o valor capa dos manuais.

A presença das Editoras, na EPED, foi agendada em dias diferentes, no sentido de garantir a segurança de toda a comunidade escolar.

A venda dos manuais escolares terá lugar, no Centro de Recursos da EPED, nos seguintes dias e horários:

Leya Editores

29 e 30 de setembro de 2020

das 08h45 às 17h00

2 de outubro de 2020

das 8h45 às 16h30

Os/as alunos/as devem preencher, previamente, e com todos os dados, a Nota de Encomenda Leya Editores 2021-2021.PDFNota de Encomenda Leya Editores 2021-2021.PDF, que deve ser apresentada no ato da aquisição dos manuais escolares.

Porto Editora

7 de outubro de 2020

das 8h45 às 17h00

8 e 9 de outubro de 2020

das 8h45 às 16h30


Os/as alunos/as devem preencher, previamente, e com todos os dados, a Nota de Encomenda Porto Editora 2020-2021.pdfNota de Encomenda Porto Editora 2020-2021.pdf, que deve ser apresentada no ato da aquisição dos manuais escolares.


O pagamento, dos manuais escolares, poderá ser efetuado, por multibanco ou em numerário, diretamente às editoras.​


Relembra-se os/as alunos/as, que procederam à candidatura à Ação Social Escolar, de que só devem proceder à aquisição dos manuais escolares de que não beneficiaram no âmbito da Bolsa de Manuais Escolares do SASE.

Os/as alunos/as devem consultar, previamente à compra dos manuais escolares, a Listagem do SASE, afixada nas vitrines do átrio e da Secretaria da EPED, no sentido de confirmarem o deferimento do seu processo.

No caso de beneficiarem do Abono de Família dos escalões A, B ou C e de não constarem da Listagem do SASE ou de não terem apresentado, ainda, a sua candidatura, devem dirigir-se à Secretaria, no sentido de serem informados da possibilidade de benificiarem de Ação Social Escolar, no limite, até ao dia 29 de setembro de 2020.

A Listagem de Manuais Adotados, para o ano letivo 2020/2021, encontra-se disponível, para consulta, no Portal da EPED.

Para o esclarecimento de eventuais dúvidas, contactem a Secretaria da EPED.





 

Setembro 25
Transporte Escolar - Carregamento do passe do mês de outubro de 2020 | 25/9/2020

​Informa-se que, as listagens dos processos de Transporte Escolar deferidos, pela Câmara Municipal de Almada, para aquisição do Passe, do mês de outubro, se encontra disponível, para consulta, nas vitrines do átrio e da Secretaria da EPED.

As listagens indicam a entidade, referência múltibanco e o valor a pagar, relativamente a cada aluno/a.

Assim, poderão, proceder, a partir de 2ª-feira, dia 28 de setembro de 2020, ao devido pagamento, acedendo, no multibanco em "Pagamento de Serviços", inserindo a entidade, referência e valor correspondentes.

Mais se informa que, as transportadoras exigem que os passes sejam ativados para o ano letivo 2020/2021, sendo que, a partir do mês de outubro, antes de procederem ao carregamento, no serviço de Secretaria, devem todos/as alunos/as, independentemente da sua área de residência, que ainda não procederam à referida ativação, solicitar, na Secretaria da EPED, uma declaração 4_18, que deve ser apresentada na transportadora (FERTAGUS, TST ou MTS), juntamente com o cartão do passe, para o efeito.

Posteriormente, deverão apresentar o comprovativo do pagamento e o passe, na Secretaria, entre 28 de setembro e 2 de outubro, para o devido carregamento.

Para o esclarecimento de dúvidas, devem contactar a Secretaria da EPED.

 


Setembro 22
Bolsa de Mérito 2020/2021 | Ação Social Escolar | 22/9/2020

​A Bolsa de Mérito destina-se a todos/as alunos/as, a quem tenha sido atribuído o Escalão A ou B, da Ação Social Escolar, que tenham obtido, no ano letivo anterior, uma classificação que revele "mérito".

Entende-se por "mérito" a obtenção pelo/a aluno/a da seguinte classificação média anual, relativa ao ano de escolaridade anterior, com aprovação em todas as disciplinas, ou módulos, do plano curricular:

  • 9.º ano de escolaridade - classificação igual ou superior a 4 valores;
  • 10.º/11º ano de escolaridade - classificação igual ou superior a 14 valores.

A data limite de apresentação da candidatura à Bolsa de Mérito é o dia 25 de setembro.

Após esta data não serão aceites candidaturas.

O processo de candidatura deve ser apresentada na Secretaria da EPED.

A formalização da candidatura à Bolsa de Mérito obedece à entrega dos seguintes documentos:

  • Boletim de candidatura (disponibilizado, previamente e a pedido do/a candidato/a interessado/a na Secretaria da EPED);
  • Declaração comprovativa do escalão do Abono de Família;
  • Documento comprovativo do NIB;
  • Certificado de Habilitações (original) para alunos/as matriculados/as no 10º ano;
  • Certificado de Notas Lançadas, para alunos/as matriculados nos 11º e 12º anos (deve ser solicitado no serviço de Secretaria).

O valor da Bolsa de Mérito para o ano letivo 2020/2021 é de 2,5 vezes o valor indexante dos apoios sociais (IAS), em vigor no presente ano letivo, de 1.097,03€ (438,81€ x 2,5).

Este valor é pago em três tranches, habitualmente no final de cada período letivo:

  • 1ª tranche: 40% - 438,81€;
  • 2ª tranche: 30% - 329,11€;
  • 3ª tranche: 30% - 329,11€.

Após análise, de todas as candidaturas, serão emitidas listagens nominais das Bolsas de Mérito, atribuídas e não atribuídas. 

As listagens serão afixadas na vitrine, no átrio e na Secretaria da EPED, até à primeira quinzena de novembro.

Legislação:

  • Decreto-Lei n.º 55/2009, de 2 de março; 
  • Despacho n.º 8452-A/2015, de 31 de julho; 
  • Despacho n.º 5296/2017, de 16 de junho; 
  • Despacho n.º 7255/2018, 31 de julho.

Para informações adicionais, contacte o Serviço de Ação Social Escolar da EPED.


Setembro 22
Distribuição de Manuais Escolares 2020-2021 | Alunos SASE | 22/9/2020
​Informa-se que os/as alunos/as, beneficiários/as de Ação Social Escolar, cujos processos foram deferidos e que se encontram discriminados na listagem afixada, para consulta, no átrio e no serviço de secretaria da EPED, deverão dirigir-se ao Centro de Recursos, para levantamento dos Manuais Escolares a que têm direito, no âmbito da  Bolsa de Manuais Escolares do SASE.

No sentido de facilitar a distribuição dos Manuais Escolares e de garantir a segurança de todos, a entrega foi agendada por turmas, devendo ser respeitados os dias e horários correspondentes às mesmas.

Horário Entrega Manuais SASE.png 
 
 

Setembro 11
Início do Ano Letivo | Turmas do 1º ano | Informações | 11/9/2020

Início do Ano Letivo Turmas 1º ano.jpg

Setembro 11
Início do Ano Letivo | Turmas do 2º e 3º anos | Informações | 11/9/2020

Início do Ano Letivo Turmas 2º e 3º anos.jpg

Agosto 30
Transporte Escolar 2020/2021 - Informações de procedimento | 31/8/2020

​Informa-se os/as candidatos/as ao Transporte Escolar da Câmara Municipal de Almada, que irão frequentar o 1º ano, que poderão proceder ao contacto, com a Secretaria da EPED, a partir de dia 7 de setembro, entre as 09h30 e as 12h30, no sentido de obterem esclarecimentos relativos ao deferimento da sua candidatura e aos procedimentos para o carregamento dos títulos de transporte, para o mês de setembro.

Os/as alunos/as que irão frequentar os 2º e 3º anos, que já tenham obtido, no ano transato, a sua referência multibanco, poderão efetuar o procedimento habitual de pagamento, no multibanco, do valor correspondente aos 50% que lhes compete, a partir de dia 7 de setembro, e dirigir-se à Secretaria da EPED, para o carregamento do título de transporte, entre o dia 7 e 15 de setembro, das 09h30 e às 12h30.

Para o esclarecimento de dúvidas, contacte a Secretaria da EPED.

Transporte Escolar 2020-2021.png 
 
 

Agosto 05
Encerramento para férias do pessoal de 5 a 17 de agosto de 2020

nota.png

Poderá contactar telefonicamente através do nº 21 294 60 40.   

Agradecemos a compreensão.


1 - 10Seguinte