​​
Maio 08
9 de Maio dia da Europa

Para não deixar passar o dia da Europa em branco, os/as jovens embaixadores/as da EPED resolveram realizar um vídeo, com amigos, colegas e familiares, onde é visível a atitude positiva relativamente ao futuro da União Europeia.

Enquanto cidadãos europeus acreditamos que o futuro de Portugal e da Europa passa pela União Europeia e pelos seus valores – como disse Jean Monet há 70 anos, “Não coligamos Estados unimos pessoas”.



 
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/jO4RwznWOrg" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>​​​​​​
Abril 29
Na União Europeia continuamos juntos…

​Unir um velho continente, formado por tantas nações orgulhosas e independentes, parece, ainda hoje, mais de meio século passado sobre o Tratado de Roma, um projeto assaz ambicioso.

Talvez por isso, a construção europeia tenha sido uma história de altos e baixos, com períodos de grandes entusiasmos, e outros de grande ceticismo. Etapa a etapa, o projeto foi, no entanto, progredindo, orientando-se por dois vetores fundamentais: o aprofundamento das relações entre os Estados e o alargamento geográfico da União. 

Porém, o vendaval provocado pelo covid 19 não desarmou nenhum dos/as cidadãos/ãs europeus/ias no que diz respeito aos valores que estruturam a União Europeia, com especial destaque pela defesa dos Direitos Humanos.

Hoje, mais do que nunca, é importante continuar a acreditar numa Europa unida a travar as dificuldades do seu tempo olhando para o futuro com confiança de que juntos somos mais fortes; juntos somos capazes de garantir às gerações futuras uma vida de paz, segurança e felicidade.


https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/priorities/a-resposta-da-ue-ao-coronavirus​


Março 10
Atualizando o 1º Alargamento da U.E.

​     Tendo em consideração a saída voluntária da Grã-Bretanha da Organização Internacional, os/as jovens resolveram abordar a questão do Brexit e das suas implicações sobretudo para os/as portugueses/as que em tempos imigraram para este país em busca da concretização das suas aspirações profissionais, mas também pessoais e familiares. Assim, e recorrendo a familiares e amigos de algumas alunas embaixadoras, tivemos oportunidade de ouvir vários testemunhos de imigrantes portugueses/as que vivem atualmente no Reino Unido e que se debatem com a grande questão “O que será o nosso futuro neste país, já não enquanto cidadão europeu mas na qualidade unicamente de cidadão português?”.

     A atividade ficou concluída com um jogo interativo sobre questões culturais; demográficas e económicas dos três países – Irlanda; Reino Unido e Dinamarca – que, em 1973, protagonizaram o primeiro alargamento da União Europeia. 

Diapositivo1 (1).JPG


Março 06
Juntos pelo Ambiente

     No contexto educativo do projeto Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, os/as embaixadores/as Márcio Carvalho e Telma Carvalho foram convidado/as pelo professor coordenador da iniciativa Américo Jones, da Escola Secundária Francisco Simões. O convite teve como propósito a participação num debate público sobre o ambiente, com o eurodeputado João Ferreira; os vereadores da Câmara Municipal de Almada, João Couvaneiro e Nuno Matias e o paleontólogo Carlos Marques da Silva.

     Todos os intervenientes partilharam a mesma linha de raciocínio fazendo incentivos de mobilização dos/as jovens no sentido de serem eles/as, um/a dos/as grandes guardiões/ãs do planeta Terra. Salientaram o papel da União Europeia na vida quotidiana dos/as cidadãos/ãs nacionais e o modo como trata os assuntos ligados ao tema do ambiente - a Organização Internacional estipula regras e diretivas precisas que ajudam no combate à poluição referindo que cada um/a de nós tem ao seu alcance a possibilidade de contribuir para a redução dos níveis de poluição no Planeta Terra.

 Diapositivo1.JPG

Fevereiro 26
O Testemunho

Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu - Fotografia.jpg

O Testemunho – 20.020.2020

     A primeira aventura oficial dos quinze embaixadores teve lugar na passada 5ªf, dia 20 de fevereiro, com a receção a um cidadão europeu, que teve oportunidade de trabalhar num dos Países fundadores da atual União Europeia, em França, na empresa Altice.

     A comunicação do Sr. foi muito bem moderada por uma das embaixadoras, que foi colocando questões ao longo da iniciativa, o que enriqueceu a mesma deixando o convidado numa situação confortável para partilhar com o grupo a sua experiência de imigrante. Durante a sessão, outros/as jovens embaixadores/as também tiveram oportunidade de colocar as suas dúvidas e curiosidades acerca do País em destaque e do estatuto de emigrante.

     Globalmente, a iniciativa decorreu muito bem porque o Orador disponibilizou-se para dar o seu testemunho de imigrante a um grupo de jovens desconhecidos; compareceu na atividade de uma forma bem-disposta e descontraída; cativou o público com um discurso assertivo e fluído, com uma linguagem próxima de todos conseguindo transportá-los para as suas experiências de vida.

    Por fim, registar que os/as quinze embaixadores/as viveram algumas peripécias 48h antes da iniciativa – descobriram um mapa da Europa adulterado e tiveram de recomeçar a construir os materiais para a atividade. Foi mais um obstáculo/desafio superado pelo grupo – Parabéns a todos/as!​

Fevereiro 12
Projeto Escolas Embaixadoras da União Europeia

Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce

Fernando Pessoa

Sem nome.png 
 
Quinze alunos/as da EPED organizaram-se espontaneamente em torno de um objectivo comum: participar no projecto Escolas Embaixadoras da União Europeia, da responsabilidade do Parlamento Europeu, com o objetivo final de conseguir visitar o Parlamento Europeu em Estrasburgo.

Ao longo de quatro meses, os/as quinze alunos/as embaixadores/as irão dinamizar um conjunto de atividades na comunidade escolar, sobre a importância de ser um cidadão europeu ativo e destacar as vantagens de Portugal estar na rota da Europa.  

Os/as jovens já se encontram mobilizados/as para a realização da primeira iniciativa, a realizar no próximo dia 20 de fevereiro, que colocará em destaque os seis Países que assinaram o Tratado de Paris, dando origem à CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço).  


 

 Acerca deste blogue

 
Acerca deste blogue
Bem-vindo ao Blogues do SharePoint. Utilize este espaço para fornecer uma mensagem breve sobre este blogue ou sobre os autores do mesmo. Para editar este conteúdo, seleccione "Editar Página" no menu "Acções do Site".